Resenha: As Mil Partes do meu Coração - Colleen Hoover

Hoje temos a resenha do livro “As Mil Partes do meu Coração” da autora Colleen Hoover. Publicado no Brasil pela Galera Record do Grupo Editorial Record. 


Gênero: Jovem Adulto || Páginas: 336 || Editora: Galera Record || Ano: 2018 || Consulte: Skoob || Compre: SaraivaAmazonSubmarino || Nota: 🎵🎵🎵🎵 + ❤️  || Resenha por: Alice

Obs: Se você é do tipo de leitor que gosta de se surpreender com a história, assim como eu, e gosta de um romance bem escrito e desenvolvido, recomendo que inicie a leitura desse livro sem saber nada sobre ele.





Without Merit
Sinopse: O livro conta a história da - peculiar e cheia de segredos - família de Merit Voss. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali. Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu.












Nesta resenha não farei a parte de "Um pouco da história" porque gosto de começar os livros da Colleen sabendo o mínimo possível porque sei que a experiência de leitura será muito melhor, já que ela adora surpreender o leitor colocando pequenas reviravoltas na história que não estávamos esperando. Li algumas resenhas por aí e vi as pessoas falando diretamente sobre algumas coisas que eu consideraria spoiler se fosse ler, mas sei que a maioria não se importa haha Enfim, é importante falar que tem gatilhos no livro, então se informem antes de ler. 


Talvez essa seja a origem de muitos problemas da minha família. Não são os problemas com que as pessoas ficam obcecadas por tanto tempo. É que ninguém tem a coragem de dar o primeiro passo para falar desses problemas.


Minhas Impressões:

Bem, não é novidade se eu disser que amei esse livro, mas é a verdade. A história é focada no ponto de vista da Merit lidando com os desafios da adolescência, emocionais e relatando fatos sobre sua família. Mas como nenhuma verdade é absoluta, acompanhamos os problemas familiares que não afetam só a ela, mas a todos da casa. A grande razão pra eu ter amado tanto essa história foi por causa dessa personagem e como me identifiquei com ela. A realidade de como ela lida com tudo é tão crua que o leitor acabada se colocando em seu lugar diversas vezes. Essa é uma característica que eu amo na escrita da CoHo porque ela sabe construir personagens como ninguém, tornando-os tão reais que acabam sendo cheio de "defeitos". Entendo quando vejo por aí dizerem que não gostaram da Merit porque ela é egoísta e ranzinza, mas sinceramente? Isso a torna quem ela é. Tão real quanto qualquer um de nós que temos nossos dias bons e ruins.



Desenho feito por um dos personagens.

Estou cansada de dizer coisas que ninguém se importa. Vou parar de falar e, assim quando abrir a boca, minhas palavras terão peso. Agora, parece que sempre que falo, minhas palavras dão a volta e retornam para a minha boca como um bumerangue, e sou obrigada a engolir o que disse.

O romance é muito bem construído também e não tira o foco do que a Merit realmente precisa lidar. Ele não acontece fazendo a personagem esquecer tudo que ela estava enfrentando e ainda precisa encarar pela frente. Mas tenho que confessar que tirei meia estrela da nota do livro porque o romance me deixou um pouco confusa no começo. Como eu já disse anteriormente, começo o livro sem saber nada sobre a história então nem imaginava com quem ela acabaria ficando, e levando isso em conta, demorei um pouco mais pra ser convencida pelo romance do casal. Mas nem por isso deixou de ser um livro que eu não consegui largar e se tornar um favorito.




Gosto de você o bastante para te beijar. Pode acreditar. Mas queria que você pudesse gostar de si mesma tanto quanto eu gosto.

O nome do livro é uma questão delicada porque no original é "Without Merit", que remete ao nome da personagem e seria algo como "Sem a Merit" em tradução livre, mas foi traduzido para "As mil partes do meu coração"... Eu até entendo que a editora não quis confundir um possível leitor com Merit no título, então tudo bem. Mas eu demorei um pouco para ligar a versão estadunidense do livro com a versão brasileira haha
Outra coisa que me incomodou um pouquinho e me fez tirar mais meia estrela da nota (resultando na nota final 4), foi o livro ter acabado meio abruptamente. Eu sei que ele passa das 300 páginas, mas a autora adicionou tantas características na vida dos outros personagens que eu gostaria de ter lido uma resolução para elas. São coisas que não alteram muito o final porque eu interpretei que ela deixou essas coisas em aberto justamente para que entendêssemos que "elas não se resolvem do dia para noite", o que é uma explicação totalmente aceitável para mim. Mas, sinceramente, tenho esperanças para que ela faça igual Métrica e dê uma continuação para os fãs.

Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão.

Outra ressalva que eu gostaria de fazer, é que no livro tem um texto escrito por um dos personagens intitulado "A Perspectiva do Rei" que foi uma das coisas que mais gostei no livro. É um texto incrível e muito importante que eu acho que todos deveriam ler.
Enfim, recomendo a leitura para todos porque a mensagem dele é muito importante e atual e atinge a vida de muitos e muitos jovens, e além disso, trata delicada e realisticamente de perdão e família.



Tanta gente sonha em morar em uma casa com uma cerca branca, pensando em ter uma casa grande e confortável. O que as pessoas não sabem é que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

Beijocas e até a próxima!

Comente pelo facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário