As vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

“Quero que saiba que essa é a minha vida. Que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e não sei como posso ser assim.” Pg. 12


Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.



15 de março de 2015

Querido Charlie,

Estou escrevendo porque senti que você deveria saber que eu li todas as suas cartas e entendi.
Não se preocupe porque não tentei descobrir quem você é. Ás vezes, também sinto a necessidade de encontrar alguém que ouve, entende e não tenta dormir com aquela pessoa na festa. Ainda estou procurando.
Obrigado por compartilhar seus dias comigo, em alguns dias sua carta eram a única coisa que valia a pena, e saber as coias que aconteceram a você só me fez admirá-lo mais por ser quem é. E quero que lembre quem você é, apesar de todas as coisas ruins que já aconteceram com você. Porque essas coisas ruins não são você. São apenas coisas ruins que aconteceram com você. Sim, eu aprendi isso, obrigada por me ensinar que eu também não sou feita de coisas ruins.
Quero que saiba também que estou orgulhosa de todas as suas notas na escola. Pra falar a verdade, acho que você deveria saber também que seu primeiro ano no ensino médio foi melhor do que o meu em alguns sentidos. E se pudesse, gostaria de saber como foi seu primeiro ano na faculdade. Mas sei que isso não é possível.
Agradeço a você por mais duas coisas. A primeira, é ter colocado o poema que leu para Patrick na carta, porque aquele poema agora significa muito para mim. Eu também não o entendi na primeira vez que li, mas não me sinto menos inteligente por isso. E a segunda, por compartilhar todas as suas músicas favoritas incluindo algumas do Patrick e da Sam, quando sinto saudade das suas cartas sempre ouço essas faixas e já me sinto melhor.
Então, esta é a minha primeira última carta, e acredite que está tudo bem comigo, e mesmo quando não estiver, ficará bem logo depois.

                                                                                                                                                Com amor,
                                                                                                                                                Alice


“Eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso.” Pg. 192



                                                                                                           

“Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.” Pg. 48


Gênero: Juvenil
Editora: Rocco
Páginas: 224
Classificação: 5/5 ♥
Ano de publicação: 2007

Comente pelo facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário