Resenha: Uma Razão para Respirar - Rebecca Donovan

Olá mores!

Hoje temos resenha do livro "Uma Razão para Respirar" da autora Rebecca Donovan. Traduzido e publicado aqui no Brasil pela editora Pandorga. Esse livro foi pra mim a grande surpresa do mês de Setembro porque eu não esperava gostar dele e acabou virando favorito!


Gênero: New Adult || Páginas: 496 || Editora: Pandorga || Consulte: Skoob || Compre: Saraiva • Amazon • Submarino || Nota: 🎵🎵🎵🎵 + ❤ (4/5) || Resenha por: Alice.

Sinopse: "Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. O livro "Uma razão para respirar" é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança. Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina."

Um pouco da história:

Neste romance jovem, nós conhecemos a história da Emma Thomas. Uma garota que está no Ensino Médio e mora com os tios depois que o pai faleceu e ela foi abandonada pela mãe. Logo no começo do livro nós entendemos que o convívio da Emma na casa não é nada fácil pois ela sofre abuso físico da Tia Carol todos os dias. Infelizmente o Tio, irmão de seu pai, finge não notar o que acontece debaixo do seu próprio teto, ignora os sinais evidentes e não quer enxergar quem sua mulher é de verdade. Emma faz uma contagem regressiva de quantos dias faltam para ela conseguir sair da custódia deles e ir para a faculdade, até lá ela não denuncia a Tia porque sabe que ela seria presa e isso desestruturaria totalmente a família deles, deixando assim os dois priminhos que convivem com ela sem mãe. E a Carol só é assim com a Emma, com os filhos e a única amiga da Emma ela é um amor de pessoa.


Na escola, Emma é a melhor amiga de uma das garotas mais populares, mas, diferente dos estereótipos, ela não é mesquinha e chata, ela é na verdade uma super amiga pra Emma, sempre ajudando nos momentos em que as coisas ficam muito difíceis para ela em casa.

Em uma das aulas, Emma acaba expondo sua opinião para todos na sala, coisa que raramente ela faz. O debate acaba gerando a oportunidade para que um garoto se aproxime dela, um que ela nunca tinha notado antes na escola. Não que ela note muita gente lá. Evan tenta se aproximar de Emma, mas isso só faz com que o lado  irritado de Emma venha a tona, coisa que nunca aconteceu antes. Ela cede à sua nova amizade, mas será que ela vai conseguir manter só na amizade mesmo? E como ela vai conseguir manter sua vida em casa escondida de Evan?



Minhas Impressões:

Eu já tentei fazer a leitura de outro livro da autora, mas não conclui ainda porque a história e os personagens não me cativaram. Diferente desse outro livro, Uma Razão Para Respirar eu li muito rápido, já fazia tempo que eu estava de olho nele por ser do gênero New Adult, mas não estava esperando muita coisa, por isso foi uma surpresa muito agradável apesar de eu achar ele mais um young adult do que um new adult.

A escrita da autora é muito boa mesmo, ela narra tudo com precisão, dá pra perceber que ela esquematizou exatamente como ela gostaria que tudo acontecesse. Isso fez com que eu ficasse muito presa à vida da Emma, sempre querendo saber o que ia acontecer com ela em seguida. Os personagens foram criados de uma forma muito real, com inseguranças e defeitos, e eu entendi a maioria das atitudes da personagem principal, mas teve uma atitude dela no final que eu não gostei por isso tirei uma estrela da Nota.

O Evan é um sonho, entrou pra lista de crushs literários com certeza. Ele é muito atencioso e fofo com a Emma, gostei da amizade deles. Outra amizade que eu gostei muito foi com a melhor amiga dela, a Sara, ela ajuda a Emma em vários momentos, tenta proteger ela da Carol e não é uma personagem superficial. Na verdade nenhum personagem foi superficial, a autora desenvolveu um pouco de todos e foi muito bom.



Vi reclamações sobre a autora ter estendido muito o meio do livro e isso não me incomodou, gostei de ela ter dado tempo para desenvolver a Emma, o problema foi quando chegou ao final do primeiro livro e isso não influenciou a personagem como eu esperava que tivesse feito. Mas aí eu vou ter que esperar pra ver como as coisas vão acontecer no segundo livro, que eu sinceramente espero que não me irrite, porque geralmente o segundo livro da trilogia é pra ser o enredo sendo encaminhado para a conclusão e não mais enrolação do que poderia ser evitado. Vamos ver o que me espera. Espero muito gostar!

Enfim, nesse primeiro livro encontramos uma história emocionante, real, meiga e tocante ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim. Vale a pena pra quem gosta de um romance com drama muito bem escrito.


Sobre a Série:



A Trilogia Breathing é composta por “Uma Razão para Respirar”, “Quase Sem Respirar” e “Eu Escolhi Respirar”, todos publicados aqui no Brasil pela Editora Pandorga. E todos os livros com mais de 300 páginas.




Ouça a playlist que eu fiz para o livro:



Beijocas e até a próxima!

Comente pelo facebook:

4 comentários

  1. Oii Alice. Tudo bem?
    Eu não tenho lido nenhum tipo de New Adult utimamente por achar todos eles exttmamene parecidos. Contudo, esse livro me deixou com certo encantamento. Os personagens parecem serem cativantes ao seu modo. Espera um dia ler essa obra e gostar como você. Tenho certeza que me surpreenderia com ela também.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! De cara amei a capa desse livro. Não gosto de ler new adult, mas a história é bem interessante.

    Sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice!
    Amei sua resenha, a história desse livro parece ser muito boa mesmo. Um tema bem diferente dos demais, e esse toque de drama me chamou atenção. Com certeza vou colocar na minha lista 😍

    Um beijo, Pri.

    poramoraoslivrospri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, flor! Mas confesso que fiquei com raiva da Emma por ela não denunciar a tia. Os primos dela não merecem uma mãe assim, com certeza o melhor a fazer seria denunciar, eu acabo ficando com muita raiva de livros assim, onde a personagem nunca faz o que deve ser feito. Mesmo a tia sendo um amor com os filhos já demonstra para a sobrinha que não é uma boa pessoa. Espero realmente que ela consiga superar esses 'medos' e ser feliz com Evan. ♥

    ResponderExcluir